Tiras Nacionais

Um blog a serviço de artistas brasileiros, com TIRAS, CHARGES e CARTUNS,
atualizado pelos próprios AUTORES!!

Facebook Twitter FAQ
E-mail

Feed RSS

domingo, 22 de março de 2009

Mãe é mãe... (tirinhas do Zé)

tirinhas do Zé

20 comentários:

Mariana Valentim disse...

Hahaha, geente, mas vi a minha mãe aí mesmo :)

Anônimo disse...

Isso é uma anedota popular.
Devia ser creditado como anedota, porque quem não conheçe pensa que o crédito da idéia é do José James.

JAMES disse...

Todas as mães são iguais, heheh! valeu Mariana....abç

JAMES disse...

Anônimo, todas...eu disse TODAS, as minhas tirinhas são baseadas em piadas, anedotas, etc...nunca escondi isso de ninguém e nem faço questão de esconder. Como toda piada e anedota por lei, é de domínio público, eu não faço questão de anotar de onde tirei ou copiei. Simplesmente entro no google olho e se gosttei eu transformo em tirinhas.....ok?....abç

Unknown disse...

Anonimo, sei que voce tem o direito de pensar assim. Contudo, um conhecido cartunista francês, ou espanhol. Se não me engano, o Vulliman. algo assim. publicava hqs de página inteira na extinta revista Animal. E suas Hq,s eram descaradamente piadas populares, quadrinizadas. Não vejo problema se o cartunista assume isto.
Não serve para mim, mas isto já é outra conversa.

JAMES disse...

Valeu Stocker! Se meus amigos e parceiros vasculharem minhas tirinhas, principalmente lá no começo, irão ver comentários meus, elogiando os verdadeiros cartunistas, que eu chamo de MESTRES. São aqueles que pegam no lápis e papel mesmo, é no braço...uma trabalheira do cão, esses são os heróis, inclusive alguns que os traços podem até não ser tão perfeito, mas há de reconhecermos que foi desenhado na mão, na raça. Eu simplesmente me divirto fazendo o que gosto mas de uma maneira simples, procuro facilitar ao máximo o meu trabalho em todos os sentidos, tentando deixar a piada escrita bem mais divertida em uma tirinha. Só para terem uma ideia, eu faço uma tirinha em 20 minutos, as vezes até menos. Obrigado e um abraços a todos!! Zé

Rodrigo Zoom disse...

BOA JAMES,
CONTINUE ASSIM CARA, EU JÁ SABIA DISSO, MAS SEMPRE CURTI SEU TRABALHO...
QUANDO ESTOU SEM IDÉIAS, EU TAMBÉM TRANSFORMO UMA PIADA CURTA EM TIRA, QUAL O PROBLEMA DISSO ?
NÃO SEI QUEM CRIOU A PIADA, NINGUÉM SABE, O QUE VALE E DIVULGAR PRA QUEM AINDA AINDA NÃO SABIA A PIADA, CERTO ?
VALEU CARA, ABRAÇO

Anônimo disse...

Também não vejo problema algum em fazer uma tirinha com um texto que não é seu, mas considero apropriação indébita a partir do momento que alguém assume a autoria de algo que não criou. O fato de não divulgar que a idéia/texto não é do próprio desenhista é querer assumir todo o crédito por algo que outros criaram, independente de saber-se ou não a origem da fonte.
Não conheço esse Vulliman, citado pelo Stocker, mas já vi várias histórias de grandes ilustradores nacionais que, quando usam um texto alheio, fazem questão de deixar isso claro, com uma pequena observação do tipo: "baseado em anetoda popular", ou "baseado no texto de fulano". Afinal é uma questão, não só de ética, mas também de humildade.

Unknown disse...

Anonimo, era isso que eu tava falando. O Vulliman, fazia na cara dura. O James, não. O james faz a tirinha dele despretensiosamente. por amor ao cartum, que ele tanto admira. respeito seu ponto de vista. mas, pega leve. Esse blog também tem uma certa inocência. e ética por ética, assinar o comentário como anonimo, não é lá muito ético, ou é?

JAMES disse...

Agradeço de coração a todos que participaram deste "debate". O que eu posso dizer é que as tirinhas são legais e deixam a "piada escrita" mais bonita e com vida. Eu gosto e muita gente gosta e é o que eu vou continuar fazendo, com a benção dos meus mestres....fico por aqui...abraço a todos!!
Amanhã tem mais!!

Anônimo disse...

Olha... sr. Anônimo. Eu, como advogado que sou (minha principal função, já que sou meio cartunista tbm), digo que apropriação indébita é o agente possuir a coisa alheia (objeto, coisa, bem) de forma legítima e, quando deveria devolver, não devolve e passa a se achar dono da coisa.

Não tem nada a ver com ideia, com obra intelectual de autor. A Lei de Direitos Autorais e a Constituição dizem que são direitos do autor a utilização, reprodução e publicação de suas obras. Então, nosso amigo James poderia responder por infração a Direito Autoral.

PORÉM, há necessidade de, realmente, existir um autor... o que não acontece com uma piada ou anedota, passada de boca-em-boca. Muitas anedotas datam de várias décadas, em que até mesmo uma obra intelectual protegida por direito autoral passa ao dominio público, podendo qq pessoa dela dispor (há um prazo de, se não me engano, 100 anos para que a obra passe ao domínio público).

Então, não se tem como dizer que o James está infringindo a Lei de Direitos Autorais, por pelo menos DOIS motivos:
1. Não há como saber quem é o autor das piadas populares, de forma que se pode dizer ser de domínio público;
2. Muito possivelmente a piada já passou ao domínio público, pelo prazo decorrido.

Espero ter esclarecido direitinho o problema. Qq coisa, grande James... eu posso ser o seu advogado, hauahauahauaha

Abraços o/

JAMES disse...

Grande Moiza, hehehe!....obrigado mano véio!

Anônimo disse...

Caros José James e Moiza.
Não tenho inteção alguma em levá-los aos tribunais. Até porque, não sou dono de nenhum dos textos usados em suas tiras. Podem ficar tranquilos quanto a isso.
O que eu pretendia era apenas trazer à luz a outros leitores um ponto que considero importante, que é o do crédito da obra. Mas pelo que pude perceber, quase ninguém considera isso tão importante assim.
O Sr. José James já disse que continuará a usar textos os alheios como se fossem criações próprias. Eu ainda continuo achando que o leitor tem o direito de saber se o que ele está lendo foi criado por quem está assinando a obra. Afinal, a assinatura representa a propriedade intelectual do autor. Vejo como se alguém pintasse um quadro que já existe e assinasse seu próprio nome na tela.
Mas, como disse, essa é apenas a minha opinião.

JAMES disse...

Anonimo...para começo de conversa, já está mentindo. Primeiro eu, em momento algum disse que usarei os textos como se fosse obras minhas, nem faço questão de faze-lo! Agora, as tirinhas são obras minhas sim, eu desenhei do meu jeito, monteti da minha maneira, portanto é uma obra minha e eu tenho direito de assinar. Concordo com voce, no sentiido de alguém pegar uma tela que já existe e assinar, mas não é o meu caso, porque esta tirinha nunca existiu pois eu a fiz. Te dou um exemplo as charges que grandes mestres como, Bosco, Moiza, Rodrigo Zoom, Stocker e muitos outros fazem. Elas provem, muitas vezes de uma mesma situação, exemplo (Ronaldo e os travestis), no entanto, as obras ficarão totalmente diferentes usando um mesmo tema, entendeu? Eu jamais ffarei uma tirinha usando a ideia de uma "outra tirinha"...seria ridículo de minha parte! Agora, se voce me contar uma piada, eu e muitos outros parceiros poderemos fazer uma tirinha desse tema e com certeza elas ficarão com caras diferentes, mesmo sendo a mesma piada, ok?....abçs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Achei uma solução. Obrigado, mestre Salomão. Desenhos: James. Texto: Anônimo.

Anônimo disse...

Não concordo com seu argumento.
É muito diferente ter-se um tema específico e diversos artistas desenvolvendo suas idéias sobre ele.
Por exemplo: se o tema for "sogra", muitas tiras diferentes podem surgir, pois cada artista criará uma piada sobre o tema. As vezes uma tira muito igual a outra surgirá e correrá o risco de ser considerada como um plágio, ou não. Agora, TODO o seu texto já foi escrito por alguém que não foi você (aí é que está a diferença). Sua tira não está usando um tema como base, está usando um texto pronto, na íntegra, sem mudar sequer uma vírgula, e sem o crédito devido (mesmo que ele seja de domínio público).
O crédito pelo layout da tira é todo seu, sem sombra de dúvidas, mas ainda assim, no quadro geral, acho que 50% do crédito apenas, já que a idéia não é sua.
Como você disse, você não faz questão de usar os textos como se fossem criações suas, mas também não faz questão alguma em esclarecer isso.
Ou seja, para quem nunca leu ou ouviu essas anedotas, tem-se a impressão de que você é o criador delas.
E se outro artista fizer uma outra tira com a mesma anedota e assinar, terá a impressão de que um está plagiando o outro, porque a falta do crédito trará essa impressão.
Veja bem, José James, você pode fazer o que quiser da forma que quiser, pois como você disse, muita gente gosta, mas, reintero a minha opinião quanto a esse assunto, pois prezo muito os direitos de propriedade intelectual.

JAMES disse...

Se me disserem quem é o autor das piadas, pode ter certeza que terei o maior prazer de divulgar o nome deste autor, o problema é que não existe e qualquer um poderá ser o autor intelectual da piada escrita. Isso me fazz lembrar também as lendas, credos, etc.. antigas que se perderam no anonimato. Torna-se muito difícil pra mim descobrir quem é o autor, mas se apaarecer, pode ter certeza que farei questão de divulgar seu nome. Coloquei em negrito no meu perfil a seguinte advertencia;
ATENÇÃO! MINHAS TIRINHAS SÃO BASEADAS EM PIADAS E ANEDOTAS EXISTENTES NA INTERNET, INFELIZMENTE DE AUTORES DESCONHECIDOS, PORTANTO, CONSIDERADAS DE DOMÍNIO PÚBLICO. ESPERO QUE GOSTEM!! UM ABRAÇO!!

Anônimo disse...

Ok, José James.
Seguindo sua lógica, posso assumir a autoria de textos que se perderam no anonimato, então, agora eu sou o autor do conto do "Negrinho do Pastoreiro"...
É óbvio que ninguém sabe o nome do autor, mas se você SABE que o autor NÃO é você, isso deve ser divulgado.
Contudo, essa advetência no seu perfil já é um grande avanço.
Obrigado.

JAMES disse...

Valeu!.....abç